NR 10 – Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas Proximidades- Complementar – Reciclagem

Descrição

Com este curso você vai conhecer e aplicar as medidas de controle estabelecidas na NR 10, para o cumprimento das condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos trabalhadores de instalações elétricas de alta tensão ou pertencentes ao Sistema Elétrico de Potência (SEP), tendo uma visão sistêmica dos riscos e medidas preventivas, de modo a minimizar acidentes e doenças ocupacionais.

Objetivo

Conhecer e aplicar as medidas de controle estabelecidas na NR 10, para o cumprimento das condições mínimas exigíveis para garantir a segurança dos empregados que trabalham em instalações elétricas de alta tensão ou pertencentes ao Sistema Elétrico de Potência (SEP), oferecendo uma visão sistêmica dos riscos e medidas preventivas, de modo a minimizar acidentes e doenças ocupacionais.

Conteúdo Programático

Sistemas Elétricos de Potência e seus Riscos – Reciclagem – 1h
– Organização do Sistema Elétrico de Potência – SEP;
– Condições impeditivas para serviços;
– Riscos típicos no SEP e sua prevenção: proximidade e contatos com partes energizadas; indução; descargas atmosféricas; estática; campos elétricos e magnéticos; comunicação e identificação; e trabalhos em altura, máquinas e equipamentos especiais;
– Técnicas de análise de Risco no SEP;
– Acidentes típicos: Análise, discussão, medidas de proteção.

Medidas de Controle – Reciclagem – 1h
– Sistemas de proteção coletiva;
– Equipamentos de proteção individual;
– Posturas e vestuários de trabalho;
– Sinalização e isolamento de áreas de trabalho.

Trabalho sob Tensão – Reciclagem – 2h
– Técnicas de trabalho sob tensão: em linha viva; ao potencial; em áreas internas; trabalho a distância; trabalhos noturnos e ambientes subterrâneos;
– Aspectos comportamentais.

Organização do Trabalho – Reciclagem – 2h
– Organização do trabalho: programação e planejamento dos serviços; trabalho em equipe; prontuário e cadastro das instalações; métodos de trabalho; comunicação;
– Procedimentos de trabalho – análise e discussão;
– Equipamentos e ferramentas de trabalho (escolha, uso, conservação, verificação,
ensaios);
– Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos;
– Liberação de instalação para serviço e para operação e uso;
– Responsabilidades.

Noções de Resgate – Reciclagem – 2h
– Primeiros socorros: regras universais de primeiros socorros; avaliação inicial da vítima; avaliação dos sinais vitais; parada cardiorrespiratória; queimaduras; hemorragias; ferimentos; fraturas; emergências clínicas; prática.
– Resgate: posicionamento da vítima em maca; treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados; técnicas de ancoragem; prática

Modalidade: Cursos Rápidos

Público Alvo:

Pessoas que atuam na área de alta tensão e SEP, engenheiros, tecnólogos, técnicos da área elétrica, técnicos de segurança do trabalho, interessados em geral.

Carga Horária: 6 horas

Pré-requisito

Pré-requisitos obrigatórios:
Certificado de conclusão do curso: NR 10- Segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas Proximidades- Complementar.

Pré requisitos recomendáveis:
Ter concluído o 4º ano do ensino fundamental.

Idade mínima:
14 anos.

Quero me inscrever

    Posso te ajudar?

    Nossos Cursos Livres são amparados pelas seguintes legislações:

    Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40;
    CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
    Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

    Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

    No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade ou instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma específica da instituição que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível, apesar de amparados legalmente, nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.