NR 13 – Treinamento de Segurança na Operação de Unidades de Processo

Descrição

Com este treinamento você realiza a operação de unidades de processos com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e a preservar as boas condições do equipamento, controlando o funcionamento dos equipamentos de acordo com a legislação vigente.

Objetivo

Aperfeiçoar o profissional para atuar na operação e controle de Unidades de Processo de forma segura, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 13 – Treinamento de Segurança na Operação de Caldeiras, de forma que as condições previstas no projeto sejam atendidas, visando práticas seguras de operação.

Conteúdo Programático

NOÇÕES DE GRANDEZAS FÍSICAS E UNIDADES – 4h
– Pressão; Pressão atmosférica; Pressão interna de um vaso; Pressão manométrica, pressão relativa e pressão absoluta; Unidades de pressão; Calor e Temperatura; Noções gerais: o que é calor, o que é temperatura; Modos de transferência de calor; Calor específico e calor sensível; Transferência de calor a temperatura constante; Vapor saturado e vapor superaquecido.

EQUIPAMENTOS DE PROCESSO – 4h
– Trocadores de calor; Tubulação, válvulas e acessórios; Bombas; Turbinas e ejetores; Compressores; Torres, vasos, tanques e reatores; Fornos; Caldeiras.

ELETRICIDADE – 4h
– Eletricidade; Tensão; Corrente; Resistência; Potência; Frequência; Componentes de força e comando de sistemas elétricos.

INSTRUMENTAÇÃO – 8h
– Instrumentos e dispositivos de controle e segurança; Indicadores de temperatura; Indicadores de pressão; Indicadores de nível; Indicadores de vazão; Dispositivos auxiliares; Válvulas e tubulações.

OPERAÇÃO DA UNIDADE – 8h
– Descrição do processo; Partida e parada; Procedimentos de emergência; Descarte de produtos químicos e preservação do meio ambiente; Avaliação e controle de riscos inerentes ao processo; Prevenção contra deterioração, explosão e outros riscos.

PRIMEIROS SOCORROS – 8h
– Regras universais de primeiros socorros; Avaliação inicial da vítima; Avaliação dos sinais vitais; Parada cardiorrespiratória; Queimaduras; Hemorragias; Ferimentos; Fraturas; Emergências clínicas; Intoxicação; Obstrução de vias aéreas por corpo estranho.

LEGISLAÇÃO E NORMALIZAÇÃO – 4h
– Normas Regulamentadoras; Norma Regulamentadora NR 13.

Modalidade: Cursos Rápidos

Público Alvo:

Profissionais que trabalham na operação de unidades de processos e vasos sob pressão, além de profissionais da área de manutenção, segurança do trabalho e demais interessados em atuar na função de operador de unidades de processo.

Carga Horária: 40 horas

Pré-requisito

Pré-requisitos obrigatórios:
Escolaridade mínima ensino fundamental completo. Para a comprovação da escolaridade serão aceitos os documentos: PAC: Certificado de Conclusão do Ensino Fundamental, ou Ensino Médio, ou Ensino Superior. RPC (In Company): Declaração da empresa constando a formação dos participantes do curso.

Idade mínima:
14 anos.

Quero me inscrever

    Posso te ajudar?

    Nossos Cursos Livres são amparados pelas seguintes legislações:

    Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40;
    CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
    Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

    Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

    No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade ou instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma específica da instituição que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível, apesar de amparados legalmente, nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.