NR 20 – Segurança e Saúde no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis – Básico

Descrição

Temas como segurança e saúde com inflamáveis (gases e líquidos) e combustíveis (líquidos), projetos de instalação, construção, manutenção operação e desativação são abordados para estabelecer requisitos mínimos de gestão de segurança no trabalho contra riscos de acidente provocados por atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação. Ideal para quem trabalha com instalações elétricas, indústria petroquímica, siderúrgica, automobilística, papel e celulose entre outros.

Objetivo

Estabelece requisitos mínimos para a GESTÃO DA SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis (líquidos e gases) e líquidos combustíveis. De forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.

Conteúdo Programático

I) Conteúdo programático teórico:

1. Inflamáveis: características, propriedades, perigos e riscos;
2. Controles coletivo e individual para trabalhos com inflamáveis;
3. Fontes de ignição e seu controle;
4. Proteção contra incêndio com inflamáveis;
5. Procedimentos básicos em situações de emergência com inflamáveis.

II) Conteúdo programático prático:

Conhecimentos e utilização dos sistemas de segurança contra incêndio com inflamáveis.

Modalidade: Cursos Rápidos

Público Alvo:

Profissionais trabalhadores que adentram na área ou local de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis e mantêm contato direto com o processo ou processamento, realizando atividades específicas, pontuais e de curta duração. Exemplos: Almoxarifes.

Carga Horária: 8 horas

Pré-requisito

Pré-requisitos obrigatórios:
Não há.

Pré requisitos recomendáveis:
Ser alfabetizado.

Idade mínima:
18 anos.

Quero me inscrever

    Posso te ajudar?

    Nossos Cursos Livres são amparados pelas seguintes legislações:

    Lei de Diretrizes e Bases – LDB – Lei 9394/96, Art.40;
    CNE/CNB Nº 06/2012, Art. 25;
    Decreto Presidencial 5154/2004, Artigo 3º e § 2º.

    Nossos certificados são amplamente aceitos em universidades e instituições diversas, tanto do setor público quanto do setor privado.

    No entanto, como somos zelosos com nossos alunos, orientamos a consulta prévia a editais e orientações dadas por cada entidade ou instituição que irá apresentar o certificado pois, apesar de estarmos amparados legalmente, poderá haver alguma norma específica da instituição que impeça sua aceitação. Deste modo, como atendemos todo o Brasil e os certificados são utilizados para diversos fins, torna-se impossível, apesar de amparados legalmente, nossa instituição garantir a aceitabilidade do mesmo em todas as hipóteses.